APOINME

Mekukradjá 2023 – Em Pankararu

De 31 de julho a 03 de agosto, aconteceu na aldeia Bem Querer de Cima, Terra Indígena Pankararu, Jatobá – PE, o Mekukradjá 2023 que é um evento promovido pelo Itaú Cultural desde 2016 e tem como objetivo gerar ciclos de trocas de saberes dos povos indígenas, com diálogos nos campos das artes, dos direitos, do território e das questões sociais e econômicas.
O Mekukradjá – Círculo de Saberes é uma iniciativa que nasce em São Paulo, na sede do Itaú Cultural e nela é realizada durante sete anos. Em sua oitava edição, a proposta é que o evento tenha dois desdobramentos diferentes: um em um território originário e outro na sede do Itaú Cultural. Isso porque acreditamos que esse pisar em território indígena é imprescindível para ampliar a troca de conhecimentos e o alcance do projeto.
A aldeia Bem Querer de Cima foi escolhida para receber essa primeira edição do projeto fora da sede do IC por ser terra de Gean Ramos Pankararu, um dos curadores, ao lado de Geni Núñez Guarani, deste novo formato.
Foram quatro dias de discussões, músicas, danças, experiência culinária Pankararu e vivências únicas, iniciando com a apresentação do panorama do território, dando sequência conversa com as parteiras tradicionais, conversa com pescadores tradicionais, apresentações culturais, experiência na luta LGBTQIA+ indígena, debate “Para além das monoculturas: Confluências e transfluências” e para encerrar em grande estilo um show de Gean Ramos e Banda de Pífano de Pankararu.
A edição contou ainda com uma equipe de cobertura audiovisual totalmente indígena sob a direção de Graciela Guarani e roteiro de Bia Pankararu.
Mekukradjá 2023 em uma edição histórica, que no presente homenageou o passado pensando no futuro em território indígena, que dificilmente sairá das memórias do povo indígenas Pankararu.
@graciguarani
@alexandrepankararu
@robertaroq
@genipapos
@geanramospankararuoficial
@itaucultural
Por Comunicação APOINME
Nos sigam em nossas redes sociais
Instagram @apoinme_brasil e @apiboficial
Threads @apoinme_brasil
Twitter @ApoinmeOficial
YouTube
Apoinme Oficial