APOINME

1º Encontro de Mulheres Indígenas de Minas Gerais realizado na Aldeia Ibiramã Kiriri do Acré.

Iniciou-se nessa segunda-feira(28/07) O 1º Encontro de Mulheres Indígenas de Minas Gerais realizado na Aldeia Ibiramã Kiriri do Acré.
Que traz como tema: Todas Juntas, Para Fortalecer e Garantir Nossos Direitos e Uma Vida Segura Nos Territórios.
As atividades foram abertas com ritual sagrado dos povos presentes. Seguido das Boas-vindas das anfitriãs montando uma dinâmica de apresentação com as mulheres representantes de cada povo, participam também a Coordenadora Executiva do DMI-APOINME Elisa Pankararu(@elisapankararu), Juliana Tupinikim representante da Micro APOINME do Espírito Santo, Braulina Baniwa pela ANMIGA e algumas assessoras de prefeituras da região. Pela tarde a mesa composta por caciques, lideranças e autoridades trouxeram para plenária suas perspectivas, vivências, luta, atuação em defesa do território e o direito de viver.
Momentos como esses são extremamente importantes e promovem o fortalecimento e unificação institucional dentro e fora dos territórios.
Dano sequencia as atividades iniciaram com divisão em grupos da seguinte forma 10 grupos formados somente com mulheres e 3 somente com homens, com objetivo de responderem a seguinte pergunta. O QUE PRECISA PARA UM TERRITÓRIO SEGURO?
Na apresentação dos grupos o que mais foi citado para um território seguro, foi a demarcação e regularização dos territórios.
Finalizando a tarde com a Mesa de autoridades do Estado, representantes das organizações parceiras e lideranças indígenas da região trouxeram para plenária o compromisso e união para promover o avanço nas políticas públicas e de acesso as mulheres indígenas e seus povos.
As atividades seguirão até o próximo dia 30/07.
Por Comunicação APOINME
Nos sigam em nossas redes sociais
Instagram @apoinme_brasil e @apiboficial
Threads @apoinme_brasil
Twitter @ApoinmeOficial
YouTube
Apoinme Oficial
Pular para o conteúdo