O dia do Orgulho LGBTQIA+ serve para refletimos e trazer para a discussão o contexto histórico vivido até então pelo que a sociedade julgava como minorias para chegar aos dias de hoje.
Sabemos que ainda há um longo caminho em busca de respeito, fim do preconceito, melhores oportunidades de trabalho e reconhecimento para esse movimento.
Uma data que se celebra mundialmente a cada 28 de junho a partir das rebeliões de Stonewall de 1969, para reafirmar o sentimento de orgulho sobre as orientações sexuais e identidades de gênero tipicamente marginalizadas, reprimidas, visibilizando a presença na sociedade e suas reivindicações.
Nos últimos anos indígenas LGBTQIA+ se fizeram presentes na luta, entendendo que o Brasil é um dos países que mais mata pessoas LGBTQIA+,o movimento social indígena trouxe para si a pauta do orgulho como forma de luta e resistencia.
Infelizmente o sangue LGBTQIA + continua a ser derramado, na sociedade, Inclusive, devido aos processos coloniais, dentro de nossas comunidades e territórios. Por isso, no mês de orgulho é nosso dever de levantarmos essa bandeira e reafirmamos a importância da pauta dentro do movimento indígena em busca de uma sociedade que respeite e garanta os direitos e a cidadania de todos, todas e todes.
Sendo assim, a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo – APOINME, nesse dia histórico parabeniza a todes por resistirem e lutarem todos os dias pelos seus direitos e principalmente pela vida.
E DIGAM A TODES QUE AVANCEM, AVANÇAREMOS.
Por Comunicação APOINME
Nos sigam em nossas redes sociais
Instagram @apoinme_brasil e @apiboficial
Twitter @ApoinmeOficial
Site apoinme.org
YouTube
Apoinme Oficial
#vidaslgbtqia+importam
#28demaisluta
#resistência