APOINME

APOINME NO ATL 2024

Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste,Minas Gerais e Espírito Santo-APOINME realizou uma série de atividades, reuniões e agendas durante toda a realização do Acampamento Terra Livre 2024. As atividades realizadas pela APOINME iniciaram logo pela manhã do primeiro dia com o acolhimento e apresentações das delegações na tenda principal, em seguida do credenciamento dos povos.Pela tarde é dado o pontapé inicial na programação da TENDA APOINME com uma reunião de alinhamento do Departamento de Mulheres Indígenas-DMI\APOINME para definir as pautas que serão encaminhadas posteriormente, no segundo momento é realizada a Oficina de Incidência Internacional com objetivo de esclarecer a temática e sistematizar as violações sofridas pelos Povos da área de abrangência. Em paralelo, na tenda principal, a mesa “Anciãos, anciãs e Juventude Indígena:Teias de Resistência e Fortalecimento da Luta”, onde contou com a participação de Elisa Pankararu (Coordenadora Executiva da APOINME) , entre outros representantes de juventude e lideranças.
A programação na TENDA APOINME se encerra no primeiro dia com uma reunião para dialogar com todas as coordenações de micro presentes.

Dia 02°                                                                                                                                                          A 01° Marcha do ATL20ANOS que teve como tema: Direitos Não se Negociam, tomou as ruas e avenidas da Capital Federal do Brasil e contou com a presença e participação de mais de 5 mil indígenas que demarcaram Brasília com gritos e manifestos de resistência.A Marcha rumo ao Congresso Nacional para a Sessão Solene feita em homenagem ao Acampamento Terra Livre é mais um ato de celebração e fortalecimento do movimento Indígena.

As atividades realizadas na TENDA APOINME na terca-feira(23/04), iniciaram pela tarde logo após o almoço e contou com debates muito importantes para a luta dos povos indígenas. Iniciando com a temática da educação escolar indígena, momento em que foi sistematizada as demandas dos povos da área de abrangência da APOINME para serem encaminhadas ao MEC. Em seguida, contamos com um caloroso debate junto com a 6° câmara do MPF, em que foi possível denunciar os casos de violência sofrido pelos povos, seja pela ausência da demarcação dos territórios ou pela criminalização e assassinado das lideranças que estão a frente da luta. O dia ainda contou com uma mesa sobre candidaturas indígenas, na qual ouvimos parentes sobre a importância de assumir cargos dentro de prefeituras e no legislativo. A mesa encerrou com o lançamento das pré candidaturas da nossa área de abrangência e com um forte ritual. Por fim, esse segundo dia se encerrou com uma reunião do Fórum Nacional de Educação Escolar indígena, para alinhamento de suas ações e estratégias para o fortalecimento da educação indígena.

Dia 03°

Na quarta-feira(24/04)pela manhã a mesa com a temática|Combustíveis Fósseis:Desenvolvimento ou Catástrofe? Pauta essa desenvolvida em colaboração com a COIAB e parceiros, em paralelo lideranças da área de abrangência da APOINME também participaram da Plenária| AGSUS: Entendendo os riscos para que não haja retrocessos” que contou com a presença de Weibe Tapeba Secretário de Saude Indígena na SESAI.
A tarde a programação da TENDA APOINME foi voltada para a Oficina Impactos de Grandes Empreendimentos em Energia e Cadeia de Petróleo e Gás nas TIs da área de abrangência da APOINME, vinculada ao Projeto Minha Terra Não é Usina. O objetivo foi coletar relatos das violações sofridas pelos povos da APOINME, decorrentes da implantação desses empreendimentos dentro ou no entorno de suas terras indígenas. Foram falas potentes que denunciam a destruição dos territórios, da natureza e dos seus modos de vida. Além de apontarem para ausência da consulta livre, previa, informada e de boa-fé, prevista pela convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.
Simultaneamente também acontecia com as Embaixadas de diversos países que vieram ao 20° Acampamento Terra Livre para uma reunião com a Coordenação Executiva da APIB, que abordou grandes projetos direcionados à exploração de riquezas em Terras Indígenas. O Coordenador Executivo, Dinanam Tuxá, destacou a importância da criação da lei da rastreabilidade dos produtos importados pela União Europeia, para barrar produtos que desrespeitam as leis, as vidas e o meio ambiente no Brasil.

A Comissão de Juventude Indígena de Pernambuco(COJIPE) por sua vez realizou uma reunião estratégica com todos os jovens de PE presentes no #ATL2024 para avaliar a importância e participação no Acampamento Terra Livre, e de manter a juventude sempre ativa e mobilizada. Ainda como ultima pauta do dia na programação da TENDA APOINME, As lideranças da área de abrangência receberam representantes do Programa Minha Casa Minha vida: proposta de programa específico de habitação aos povos indígenas, com o Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Cidadania, FUNAI e Caixa Econômica.

DIA 04°
No quarto e penúltimo dia de Acampamento Terra Livre, A APOINME inicia suas atividades na plenária principal com Apresentação do Projeto de Diagnóstico Territorial APOINME contando com a participação dos Pontos Focais, Pesquisadores e Coordenação Executiva. A Juventude APOINME por sua vez realizou uma plenária diversa e potente debatendo desde a facilitação no compreendimento de editais á garantia da presença e permanência da juventude indígena na universidade.

MARCHA: LUTA PELA TERRA|
Os Povos Indígenas de toda área de abrangência da APOINME somaram forças as demais delegações e movimentos parceiros na segunda e última marcha do #ATL20ANOS que teve como temática a LUTA PELA TERRA E TERRITÓRIOS, esse grande ato contou com a presença de mais de nove mil pessoas que marcharam incansavelmente pelas ruas da capital federal do País entoando seus cantos e manifestos pedindo por Justiça, Demarcação Já, Direito à Vida e Não aos PLs da MORTE.

Dia 05°
No último dia de Acampamento Terra Livre, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE,MG e ES-APOINME através do seu Coordenador de Comunicação| Alexandre Pankararu que foi convidado a compor a Plenária de Comunicação Vozes Ancestrais ,Conexões Contemporâneas:A Comunicação Indígena em Perpesctiva’’ na Tenda principal do #ATL20ANOS.

Na TENDA APOINME ,toda área de abrangência se reuniu para dialogar e avaliar de forma política e institucional os 05 dias de atividades,agendas e atos realizado durante todo o Acampamento Terra Livre que esse celebrou de forma memorável o marco dos seus 20 anos de existência e resistência. Ao fim da maior mobilização nacional indígena do mundo a APOINME contabilizou a presença e participação de mais de 3.100 Indígenas da sua área de abrangência simbolizando um terço de todo o acampamento, E marcando assim mais uma vez a história do movimento Indígena brasileiro.

NOSSO MARCO É ANCESTRAL, SEMPRE ESTIVEMOS AQUI ✊
E DIGA AO POVO QUE AVANCE, AVANÇAREMOS!
Por: Comunicação APOINME

Nos sigam em nossas redes sociais|
Instagram @apoinme_brasil| @apiboficial
Threads @apoinme_brasil
Twitter @ApoinmeOficial
Site apoinme.org
YouTube
Apoinme Oficial

#Atl2024
#MarcoTemporalNÃO
#DemarcaçãoJá
#DemarcaçãoÉDemocracia
#NaturezaéVida

Pular para o conteúdo