Iniciou nesta última sexta-feira (15/09) no auditório da Unirios, em Paulo Afonso – BA, o 5º Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco, uma realização do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco – CBHSF com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI, Agência Peixe Vivo e a Unirios Centro Universitário do Rio São Francisco.
A realização da 5ª edição do seminário conta com a participação de mais de 200 indígenas de várias regiões de toda a bacia do São Francisco, e autoridades, como a presença da Ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara (@guajajarasonia e a Presidenta da FUNAI Joênia Wapichana (@joeniawapichana ).
Esse é mais um momento raro para discutir pontos essenciais de diálogos e cobranças, sobre a preservação do Rio São Francisco e comunidades indígenas ribeirinhas.
Uma oportunidade única para os povos indígenas, ecoar suas vozes e preocupações sobre o futuro desse rio que banha cinco estados brasileiros, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Segundo o Coordenador Executivo da APOINME Sarapó Pankararu (@sarapopankararu), “Participar do seminário é importante porque a gente vai trazer propostas, vai dizer que nós ribeirinhos, além de indígenas, estamos à margem do São Francisco e precisamos que os órgãos competentes cuidem do São Francisco para que ele, futuramente não venha a morrer”.
O seminário vai ocorrer até este sábado (16/09) com muita discussão de ações, projetos e implementação de políticas públicas para os povos indígenas da bacia do São Francisco.
E DIGA AOS POVOS QUE AVANCEM, AVANÇAREMOS!
Por Comunicação da APOINME
Nos sigam em nossas redes sociais
Instagram @apoinme_brasil e @apiboficial
Threads @apoinme_brasil
Twitter @ApoinmeOficial
Site apoinme.org
YouTube
Apoinme Oficial