APOINME

Seminário Nacional, Justiça de Transição para Povos Indígenas

Aconteceu entre os dias 04 e 5/06 em São Paulo – SP o Seminário Nacional, Justiça de Transição para Povos Indígenas, e contou com a presença e participação através do Coordenador Geral da APOINME Paulo Tupinikim , Coordenadora Executiva da APOINME Elisa Pankararu e vários Coordenadores (as) de Microrregionais da área de abrangência.

A programação trouxe a plenária durante esses dois dias de diálogos, mesas de debates, grupos de trabalho e esclarecimentos acerca do que é a Justiça de Transição para os Povos Indígenas com apresentações das ações feitas até agora, trazendo um pouco do contexto histórico e também abriu espaço para colocação das lideranças presentes.

O seminário trouxe como objetivo central a escuta com lideranças indígenas das organizações regionais de base da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) para a construção de mecanismos de não-repetição de violências registradas contra os povos indígenas e para uma efetivação da justiça de transição. Com a proposta de criar uma Comissão da Verdade Indígena, em que só apure as questões de violências feitas na época da ditadura militar contra as populações indígenas.

Na oportunidade a APOINME traz a discussão também a necessidade de que Comissão tenha como resultado os, apontamento das violações que foram feitas as populações indígenas, não somente focado no período da ditadura, porque sabemos que essas violações, o esbulho de direitos, o genocídio, vem acontecendo desde o período da invasão do Brasil.

Por Comunicação APOINME
Imagens: @caciquecal|@sompataxo13
|@cacique_henrique|@tukuma_pataxo @than.pataxo

E DIGA AO POVO QUE AVANCE, AVANÇAREMOS!

Nos sigam em nossas redes sociais|
Instagram @apoinme_brasil| @apiboficial
Threads @apoinme_brasil
Twitter @ApoinmeOficial
Site apoinme.org
YouTube
Apoinme Oficial

#justicadetransicao #povosindigenas #povosindigenasdobrasil #ditaduranuncamais #demarcacaoja

Pular para o conteúdo