A Aldeia Truká-Tupan tem sido alvo de sucessivos ataques e perseguições. No último dia 15/08, a pesquisadora Alzeni Tomáz (Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH) foi perseguida por um carro quando deixava a aldeia depois de reunião com a FUNAI. Seguindo o mesmo padrão, o vice-cacique Adriano Rodrigues, também foi perseguido no dia 21/08, quando transportava alunos no ônibus da escola indigena. O aumento da violência e a frequência das intimidações é preocupante, atingindo também suas crianças e apoiadores.
No dia 07 de fevereiro de 2022, a cacica Erineide foi vítima de uma tentativa de homicídio, um disparo que tinha como alvo a cacica mas que poderia ter atingido seus netos e uma filha que lhe acompanhavam. O ocorrido serviu de alerta para a grave situação vivida pelo Povo Truká-Tupan, após inúmeros ataques violentos de intimidação e ameaças que vem colocando em risco a vida e a integridade do território. Desde então, a situação está sendo acompanhada pelo Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Defensoria Pública da União (DPU), Departamento de Polícia Especializada (DPE), Ministério Público Federal e a Justiça Global.
O clima de terror e ameaças estende-se em atos de vandalismo dentro da aldeia, com o rompimento de arames, queimadas, desmatamentos, quebra de colmeias da produção de mel, matança de animais através de tiros, facadas e envenenamento, entre outras formas de violências. O Povo Truká-Tupan, reforça o seu pedido às autoridades competentes por providências, para que se interrompa esse ciclo de violências e perseguições, com medidas protetivas mais eficazes e a demarcação imediata do Território em questão.
Assistam no Youtube a seria documental realizada pela Sociedade Brasil de Ecohumana – SABEH, sobre os sucessivos ataques e perseguições sofridos pelo povo Truká Tupan:
https://www.youtube.com/@sabeh5365
SABEH @contato.sabeh
Alzeni Tomaz @alzenitomaz1
André Souza @andrelopsouza
Entenda mais sobre o caso de Truká-Tupan:
18/08/2023
Apoiadora de povo indígena ameaçado sofre atentado em Paulo Afonso (BA)
06/12/2022
Grave: povo Truká-Tupan sofre com novos atentados a tiros no território ao Norte da Bahia
03/03/2022
Cacica Erineide, do povo Truká-Tupan, é alvo de tentativa de assassinato
https://cimi.org.br/2022/03/cacica-erineide-do-povo-truka-tupan-e-alvo-de-tentativa-de-assassinato/
18/10/2021
Lideranças indígenas da etnia Truká-Tupã vão ser incluídas em programa de proteção
11/10/2017
MPF investiga tiros em Comunidade Indígena Truká Tupã de Paulo Afonso (BA)
Livro da SABEH sobre o Povo Truká-Tupan
http://www.sabeh.org.br/book/povo-truka-tupan-a-natureza-sagrada-tem-aviso-e-tem-encanto/
Contatos:
Alzeni Tomaz – 75 99217 6860
André Souza – 75 99134 0243
@contato.sabeh facebook/instagram
www.sabeh.org.br