Nesta sexta-feira (09/08) é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, criado em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), pretendendo garantir condições de existência minimamente dignas aos povos indígenas do planeta.
Sendo assim rememoramos o reconhecimento, as tradições e contribuições culturais dos povos indígenas, além de promover a conscientização sobre a inclusão e permanência em todos os espaços, na luta contra as mudanças climáticas, pelo direito de viver e na defesa dos territórios sagrados. Nós, enquanto Povos Indígenas, trazemos à sociedade brasileira uma formação capaz de fazer do mundo um lugar mais justo, mais atento à natureza, à diversidade, à dimensão do tempo e do cuidado para as próximas gerações.
“Os povos indígenas têm o direito coletivo de existir em paz e segurança como povos distintos e de serem protegidos contra o genocídio, assim como os direitos individuais à vida, integridade física e mental, liberdade e segurança.” (Declaração da ONU sobre o Direito dos Povos Indígenas).
Mas infelizmente nas últimas décadas, os povos indígenas brasileiros são vítimas de diversos ataques e violações de seus direitos, e por conta disso a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santos (APOINME), vem atuando incansavelmente pela garantia dos direitos adquiridos dos povos indígenas de sua área de abrangências, e somando forças com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) que abrange todo o território brasileiro.
Por Comunicação APOINME
Nos sigam em nossas redes sociais
Instagram @apoinme_brasil e @apiboficial
Threads @apoinme_brasil
Twitter @ApoinmeOficial
Site apoinme.org
YouTube Apoinme Oficial
#MarcoTemporalNao
#DermacacaoJa
#09deAgosto